top of page

Palestrantes

Joana Loureiro
Instituto Gulbenkian de Ciência

 

Joana Loureiro é diretora educacional e científica do Projeto Lab in a Box. Licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto e foi aluna do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina (PGDB) e foi aluna do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina (PGDB). Desenvolveu a sua tese de doutoramento na Universidade de Harvard (EUA) e no Massachusetts Institute of Technology (MIT, EUA), onde investigou estratégias de evasão do sistema imunitário por vírus. Como pós-doutorada, estudou mecanismos de infectividade do vírus da hepatite C na Rockefeller University (EUA) e respostas de imunidade celular autónoma, no IGC. Em 2019, a Joana juntou-se à unidade de Public Engagement da iniciativa de Ciência & Sociedade do IGC, onde começou por desenvolver atividades para a disseminação e o ensino da ciência no âmbito do projeto Oeiras Educa e hoje integra o projeto Lab in a Box.

Em Nova Iorque tornou-se membro do “Tri-institutional Improv group”, um grupo de teatro de improviso direcionado para cientistas e médicos de 3 universidades melhorarem a sua comunicação de ciência. Em Portugal, fundou o grupo de teatro de Improviso do IGC, o “84Po”, cujo nome deriva do elemento polónio, e é um tributo a Marie Curie. A Joana passa ainda parte do seu tempo livre num projeto de divulgação científica intitulado “Evolução, uma dança tão antiga quanto o tempo”, uma peça de dança e vídeo sobre adaptação de borboletas às mudanças ambientais, para a qual conseguiu financiamento da Sociedade Europeia de Biologia Evolutiva (ESEB).

Rodrigo Abreu
Instituto Gulbenkian de Ciência

 

Rodrigo Abril de Abreu é o Coordenador do Projeto “Lab in a Box”. Licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa e é Doutorado em Neurociências pelo Programa de Doutoramento em Neurociências da Fundação Champalimaud (INDP). Desenvolveu o seu doutoramento na Universidade de Viena (Áustria), Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), onde investigou mecanismos cognitivos do comportamento social. Foi investigador convidado do projeto Blackbox – Arts & Cognition, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), onde estudou processos criativos de tomada de decisão em artes performativas. Foi cofundador do projeto de educação de ciência “Sciencecalifragilistic” da Fundação Champalimaud.

Fora do mundo da investigação e da comunicação de ciência, trabalhou em planeamento estratégico e como criativo em Agências de Publicidade, faz ilustração e é autor de livros infantis.

.

Teresa Vilaça
Instituto de Educação da Universidade do Minho

 

Teresa Vilaça, é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Completou a sua licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, em 1986, na Universidade do Minho, o Mestrado em Educação na especialização em Ensino de Biologia e Geologia, em 1995, na mesma universidade, e o doutoramento em Educação, na área de conhecimento de Metodologia de Ensino das Ciências, em 2007, também na Universidade do Minho. É uma investigadora interdisciplinar, do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e foca os seus estudos na Educação em Ciências para a Cidadania, Supervisão Pedagógica e Escolas Promotoras de Saúde e da Sustentabilidade Ambiental.

Desde 2011 faz parte do Steering group of the Schools for Health in Eutope Research Group, da Fundação Europeia Escolas para a Saúde na Europa e é Co-Convenor for “Health Education Research Network” da European Educational Research Association (EERA). Durante sete anos (até 2019) foi Chair of the Research and Development Community (RDC) "Health, Environmental

Leciona principalmente Educação em Ciências e Supervisão Pedagógica (Mestrado), Supervisão da Educação e da Formação (Licenciatura), Projeto e Seminário: Dispositivos e Metodologias de Formação e Mediação (Licenciatura), Iniciação à Prática Profissional IV - Métodos e Técnicas da Educação e da Formação (Licenciatura) e Educação para a Saúde (Licenciatura e Mestrado). É formadora na formação contínua de professores, tendo já lecionado 33 Ações de Formação creditadas pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (Curso e Oficina de Formação) e 64 de curta duração por convite. Supervisionou 24 dissertações de Mestrado, 18 Relatórios de Mestrado e quatro doutoramentos, estando outros quatro em desenvolvimento.

É editora de 11 livros e tem publicado 27 capítulos de livro, 19 artigos científicos em revistas internacionais, 14 artigos em livros de atas internacionais e 30 em nacionais. Apresentou 52 conferências por convite, 72 comunicações no país e 51 no estrangeiro.

Pedro Alves
Quercus

 

Natural de Lamas-Braga, nasceu em 1992 e desde cedo revelou um particular fascínio pelos traços, cores e dinâmicas da Natureza. Este foi aumentando ao longo do seu crescimento numa zona rural, o que culminou na sua formação académica na área da Biologia. Tem colaborado com diversas campanhas nacionais de sensibilização ambiental como monitor científico, fotógrafo e designer, como por exemplo o projeto “Charcos com Vida” (CIIMAR-UP), STOL (UMinho), “Noite das Criaturas das Trevas”, Mosteiro de Tibães, Laboratório da Paisagem, Serralves, entre outros. Paralelamente desenvolve projetos de sensibilização ambiental como fotógrafo de natureza e vida selvagem. Atualmente, é funcionário da Quercus - Associação de Conservação da Natureza e trabalha no Parque Natural do Tejo Internacional, onde desenvolve projetos relacionados com aves necrófagas, cervídeos, fotografia de natureza e, mais recentemente, com a problemática da mortalidade de aves em linhas elétricas (LIFE LINES-UE).

Maria Luís Miranda
Ciência Viva de Braga

 

Licenciada em Biologia Aplicada e Mestre em Ecologia, é monitora científica e coordenadora pedagógica do Centro Ciência Viva de Braga. Foi uma das responsáveis do desenvolvimento do projeto da Escola no âmbito do Clube Ciência Viva.

Alexandra Fernandes
Bióloga/Técnica Superior de Ciência e Tecnologia do Ambiente

 

Os afamados testes psicotécnicos, ainda jovem, ditaram que haveria de enveredar pelo mundo das ciências ao invés das artes. Sucede que, dias há (a grande maioria), não consigo silenciar nenhum dos dois lados, acreditando ser possível vivê-los em perfeita simbiose.

Licenciada em Biologia (com formação complementar em Geologia) e mestre em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desde 2015 tenho realizado formações nas áreas de educação ambiental e comunicação de ciência, que me levaram à organização de workshops e ateliers sobre diferentes temáticas ambientais

Daniela Correia
Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho

 

Licenciou-se em Química em 2009, obteve o seu grau de mestre em Técnicas de Caracterização e Análise Química em 2011 e o de Doutora em Engenharia de Materiais em 2016, pela Universidade do Minho. Atualmente é investigadora no centro de Física da Universidade do Minho e no centro de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A sua investigação devota-se no processamento de uma nova geração de materiais ativos e multifuncionais baseados em polímeros electroativos e líquidos iónicos, entre outros, com aplicabilidade na área dos sensores e atuadores, ambiente e biomedicina.

Pedro Costa
Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho

 

É licenciado e mestrado, 2007 e 2009, respetivamente, pela Escola de Ciências da Universidade do Minho. Em 2013, recebeu o seu doutoramento em Engenharia de Materiais na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Atualmente é Investigador nesta Universidade e a área de trabalho são materiais de base polimérica para sensores e atuadores, assim como para geração de energia em sistemas de baixa potência.

Maria Sameiro Gonçalves
Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho

 

Maria Sameiro Gonçalves licenciou-se em Química (Ramo Controlo de Qualidade de Materiais Têxteis), em 1993 e Doutorou-se em Ciências (Química Orgânica) na Universidade do Minho, em 1997. Entre 1997 e 1998 foi Professora Auxiliar Convidada, no Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto. Em 1998, foi Assistente, no Departamento de Química, Escola de Ciências, Universidade do Minho e é desde 1999, Professora Auxiliar na mesma universidade.

Desenvolve atividade de investigação científica inserida na área da Química Orgânica, no Centro de Química da Universidade do Minho.

Orientou(a) alunos/trabalhos de investigação, incluindo bolseiros de pós-doutoramento, teses de doutoramento, teses de mestrado, estágios no âmbito do Programa Erasmus e projetos finais de licenciatura. Avaliadora de artigos científicos em revistas internacionais e membro do conselho editorial da revista científica Symmetry da editora MDPI. É co-autora de mais de 70 artigos científicos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, 50 publicações em atas de encontros científicos internacionais e 180 comunicações em encontros científicos internacionais e nacionais. É inventora num pedido de patente internacional recentemente publicado.

Isabel Mina
Science Through Our Lives e Departamento de Biologia da Escola de Ciência da UMinho

 

Isabel Aguiar Pinto Mina - Professora auxiliar do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho (DB-ECUM ). Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1982) e doutorada em Ciências pela UMinho (2000). Docente desde 1982 no DB-ECUM, procura sempre inovar no que diz respeito a metodologias de Ensino-Aprendizagem integrando a Comunidade de Prática e Inovação em Ensino e Aprendizagem (CPEIA) da Universidade do Minho. A sua atividade de investigação centra-se na Biologia Ambiental (FitoETARs, Coberturas verdes e bioindicadores) e integra o STOL onde participa em vários projetos de divulgação de Ciência.

Cristina Palhares
ANEIS- Vice Presidente da ANEIS Nacional

 

Formou-se como Educadora da Infância, na Escola de Educadoras da Infância Santa Maria em 1985. Especialista nas áreas de Deficiência Auditiva e Mental pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do  Porto, é pós graduada em Educação, na área de especialização Formação Psicológica de Professores, pela UMinho. Foi assistente convidada da UMinho e exerce atualmente funções como Professora do Quadro de Educação Especial no Agr. de Escolas Carlos Amarante, Braga. É Vice Presidente da CERCI Braga, Vice Presidente da ANEIS Nacional, Presidente da ANEIS Braga e Coordenadora do Programa de Enriquecimento (PEDAIS) da ANEIS Braga e ainda Diretora da revista científica “Sobredotação” editada pela ANEIS. Cronista mensal no Jornal Correio do Minho, Braga, desde 2012. Entre 20013 e 2019 exerceu dois cargos políticos como adjunta do Presidente da Câmara  e do Vice Presidente da Câmara Municipal de Braga, destacando-se nas áreas da Educação, Coesão e Inovação Social, quer na coordenação de projetos europeus, nacionais e municipais ligados à educação, inovação e empreendedorismo social, quer na representação em várias redes de cidades: Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, Associação Internacional de Cidades Educadoras, Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, Rede das Cidades com Incubadoras Sociais, e Carta da Diversidade.

Ismael Graça
Casa do Conhecimento de Vila Verde

 

É Técnico Superior Especialista de Informática do Município de Vila Verde onde exerce funções de Dirigente de 3º grau da Unidade de Inovação e Conhecimento como Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.

Formou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho em 1992.

Em 2008 fez uma Especialização em Sistemas de Informação e em 2019 tirou um Mestrado em Tecnologia e Arte Digital ambos na Universidade do Minho.

Atualmente frequenta o Curso de Gestão Pública para a Administração Local da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais.

No início da sua carreira profissional desenvolveu a sua atividade na conceção, implementação e administração de sistemas, nomeadamente redes informáticas e aplicações de gestão empresarial.

Foi também formador na formação profissional e professor no ensino secundário e, mais tarde, no superior.

Atualmente desenvolve a sua atividade profissional na interseção entre a informática, a educação e a ação social.

Entende as tecnologias digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem, que potenciam a criatividade e a inclusão, e acredita no contributo destas para um mundo melhor.

Tem sido convidado para falar destas temáticas em vários eventos e iniciativas, nas quais também escreveu alguns artigos e um capítulo de um livro.

  • Facebook Basic Black
bottom of page